Jamais haverá ano novo se você continuar a copiar os erros do ano velho

O título desse texto é uma frase de Camões. E verdade seja dita, é perfeita. Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer…pois é, mais um ano se vai, mais um ano nasce, e muitos pedidos de uma vida melhor, de conquistas, de saúde, de paz e tantos outros pedidos são feitos quando acontece a virada de ano.

A virada de ano é tão esperada, e se percebe que há uma crença de que este fato marca alguma coisa, delimita, encerra e renasce. Brindamos a chegada do ano novo, pedimos que o novo ano nos traga coisas boas, festa vai, festa vem, rodeado de familiares e de amigos, de momentos felizes e de acertos. Encerra-se a festa, descansamos, renovados para mais um ano. Passa janeiro mas não vemos as mudanças que pedimos acontecer, passa o carnaval e nada de mudança, passa-se meio ano e não vemos as mudanças acontecerem, de repente vemo-nos em dezembro brindando mais uma vez no dia 31, com pedidos de uma nova vida.

“Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” – Carlos Drummond de Andrade

Como diz Drummond, para ganhar um novo ano você tem de fazê-lo de novo. O ano novo começa agora. Trace seus planos para iniciar janeiro de vento em popa. O ano novo não começa depois do Carnaval. Para fazer um ano novo, tem de jogar os hábitos do ano velho fora e não pode repetir os erros dos anos anteriores. O que você precisa fazer é um planejamento, mudar de hábitos, fazer mais do que normalmente faz e fazer o que precisa ser feito. Se deseja resultados diferentes, é preciso fazer diferente.

Pare de procurar uma receita de sucesso. Não existe. Existe um conjunto de atitudes que fazem a diferença. As pessoas de sucesso buscam aprender, sentir, pensar e agir de modo mais produtivo e mais humano. Sabem o que precisa ser feito e agem.

Você já perdeu oportunidades por falta de tempo? Tem dificuldade em atingir o que quer? Os desejos de final de ano não se realizam? Frustra-se tentando acertar na vida? Busca ser feliz, mas não consegue? Falta motivação em sua vida? Deseja mudar essa situação? Faça um planejamento.

Descubra o que te move, o que te motiva a buscar seus sonhos, o que te inspira, o que te ajuda a todos os dias sair de casa e trabalhar.

Enfrente os sacrifícios e os obstáculos. 

Mude seus hábitos, os seus maus hábitos.

Fazer um planejamento não é uma tarefa fácil, mas assim você dará os passos certos, na hora certa e na direção certa. Quando se constrói uma casa a primeira preocupação é com o projeto. É preciso definir onde será a sala, os quartos, como será a varanda, a garagem e o espaço gourmet. Ah sim, o espaço gourmet é imprescindível. É preciso fazer o projeto para que tudo saia conforme o que se deseja. Com a nossa vida é a mesma coisa. Precisamos por nossos objetivos no papel, ter um norte para nos guiar. Devemos planejar o que estaremos fazendo em 2, 5 e 10 anos, como serão os anos dourados, qual salário e cargo, que experiências e responsabilidades teremos no curto, médio e longo prazo.

Planejar envolve mudanças de hábitos e atitudes, possibilitando maior organização pessoal, potencialização do tempo e dos recursos pessoais, assim como o desenvolvimento de habilidades pessoais e eliminação de hábitos negativos. Envolve família, a espiritualidade, o corpo, o social e o financeiro, o que foi feito e o que ainda se deseja realizar. É preciso metodologia, revisão constante e flexibilidade.

 “Se você não sabe para onde está indo, provavelmente acabará em algum outro lugar. Como você pode saber para onde está indo ou como fará para chegar lá se não tiver um destino bem claro em mente?” – Ioki Berra

E por fim, será necessário ter disciplina e consistência: disciplina para fazer o que precisa ser feito e consistência para fazer o que precisa ser feito todos os dias.

Agora, corra e vá escrever o seu planejamento. Façamos deste ano novo um novo ano, repleto de realizações, com saúde, paz, amor e alegrias. Feliz ano novo!

%d bloggers like this: