O Líder nos dias de hoje

Em nosso curso tenho compartilhado dicas para você se tornar um líder melhor e assim atingir resultados extraordinários junto com sua equipe ou escola.

O bom líder observa, ouve e orienta.

Seja observador

Lau Tzu, grande filósofo da antiga China disse: Para liderar as pessoas, caminhe um passo atrás delas. O que ele quis dizer com tal afirmação?

Simples, o líder deve observar, estudar e analisar cada membro de sua equipe, pois cada um deles tem a sua peculiaridade, habilidades que o definem como único.

Fique atento aos talentos pessoais de cada membro de seu time e faça os direcionamentos para que aflore o potencial individual e o resultado atenda aos objetivos.

Caminhe junto com a equipe, observe e estude suas ações. A observação permite enxergar o que acontece a sua volta e a obtenção de informações para tomar as melhores decisões.

Seja bom ouvinte

Tem um provérbio chinês que diz: sábio é aquele que ouve – não aquele que fala.

Há também uma expressão “falar pelos cotovelos”. Significa falar demais, tagarelar.

Nós falamos “pelos cotovelos”, falamos precipitadamente e falamos sem parar. Se um líder fala mais do que ouve, é desequilibrado, ou seja, não é líder, é chefe. Saber ouvir tem a ver com doar completamente parte da sua atenção ao outro, e desta forma ser capaz de entendê-lo melhor.

Ouvir permite saber o que o outro tem a dizer, entender seus pensamentos, ideias e crenças, criando certa confiança e gerando uma relação amigável, segura e acolhedora.

Se comunique de forma saudável e esteja acessível a sua equipe.

Seja orientador

A palavra orientador, significa aquele que conduz, que estabelece as diretrizes para o funcionamento de (algo); dirigente, diretor. Quem orienta, direciona; conduz, guia.

A orientação permite:

– que a comunicação seja simples e objetiva e ainda padroniza a informação, e

– que a coordenação e apoio a equipe faz com que eles ofertem o melhor de si na execução de suas atividades e consequentemente melhores resultados.

* Texto integrante do Curso Gestão da Secretaria Escolar – clique aqui para saber mais

%d bloggers like this: