Ensinar ajuda a aprender?

O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria da escolha para a educação. De acordo com esta teoria, o professor é um guia para o aluno e não um chefe.

Você já teve dificuldade de manter a concentração em uma aula? E durante uma leitura? Nesse sentido, Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. A sugestão é que os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo.

Por exemplo, uma das formas é ensinar algo a alguém. Quando você ensina ajuda a prender, pois está aumentando a sua compreensão sobre tal assunto.

Além disso, Glasser também explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.

Durante sua apresentação no Encontro dos Gestores, Claudinei Costa escreveu uma excelente reflexão: “O papel do professor é o de facilitador, ou seja, conduzir o processo de uma aula, abrir os caminhos e criar possibilidades para a produção.”

Veja como nós aprendemos:

A teoria de William Glasser vem amplamente sendo divulgada e aplicada por professores e pedagogos mundo afora, é uma das muitas teorias de educação existentes, e uma das mais interessantes, pois ela demonstra que ensinar, é aprender!

“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes”. William Glasser