Checklist do personal trainer

A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS DIAS DE HOJE

A Educação Física, por muito tempo, foi importante dentro do contexto escolar por proporcionar o desenvolvimento global e estimular a prática de atividades físicas regulares. Mas hoje, além disso, a Educação Física é vista como fator determinante para garantir um estilo de vida saudável.

Ela extrapolou a sala de aula e hoje tem sido fundamental para inserir as pessoas num contexto de qualidade de vida e saúde. E o fato de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional, propicia um mercado fantástico para o personal trainer.

O QUE É PERSONAL TRAINER?

As pessoas estão mais conscientes e entendem que a atividade física é benéfica para a saúde. Alguns procuram um corpo mais bonito e outros almejam um estilo de vida mais saudável, com a mudança de hábitos de vida e de alimentação.

Isso provocou aumento da procura por academias e/ou lugares que ofereçam atividade física. Além disso, as pessoas estão mais exigentes, procuram por uma prática sistemática de exercícios, atendimento de qualidade e personalizado.

Aqui entra o personal trainer, com o objetivo de avaliar, organizar, prescrever e orientar a prática de atividades físicas estruturadas com base em princípios do treinamento desportivo, da biomecânica e da fisiologia do exercício.  Além da dimensão física, trabalha também a dimensão psicológica, moral e social que envolve a vida dos seus clientes. 

AS CARACTERÍSTICAS DO PERSONAL TRAINER

Ética

Cumprir e respeitar os preceitos éticos e legais da profissão.

Profissionalismo

O personal tem a função de oferecer alternativas para que pessoas deixem de lado a vida sedentária e apostem em uma melhora na qualidade de vida, sempre observando os preceitos legais e código de ética da profissão.

Conhecimento técnico e científico

Aprender continuamente deve fazer parte do cotidiano de um personal trainer. Os conhecimentos sobre a atividade são importantes, mas a competência comportamental fará de você referência.

Desenvolvimento pessoal

A ideia é sermos melhores hoje do que ontem. Por isso, o personal é devorador de todo o tipo de informação que faça dele um indivíduo mais equilibrado, mais eficaz e melhor ser humano.

CARREIRA

Para a construção de uma carreira sólida há a necessidade de buscar vivências em academias, clubes, entre outros, de forma a garantir um preparo para atender aos diferentes tipos de alunos e suas particularidades.

Nos dias atuais as pessoas buscam profissionais competentes, com boa formação e capazes de prescrever um treinamento direcionado ao objetivo que o cliente busca.

OS OBSTÁCULOS DA PROFISSÃO

Com relação a carreira, talvez a maior dificuldade esteja na obrigatoriedade do personal trabalhar tal qual uma empresa. Ou seja, divulgar seu trabalho, atender seu cliente, vender os seus serviços, administrar a área financeira e a área operacional. Personal trainer é um empresa de um homem só.

Isso significa que o personal trainer precisa conquistar e manter seus clientes satisfeitos, explorando muitas vezes, ferramentas que fogem ao domínio do profissional de educação física, como marketing pessoal, marketing digital, técnicas de atendimento e estratégias de venda, por exemplo.

MERCADO DE TRABALHO

É um mercado que está sempre em crescente expansão. A maioria das pessoas não tem horário fixo para praticar atividades físicas nem tempo para se deslocarem até um determinado local. Esse fato coloca o personal trainer num situação privilegiada para trabalhar com este público, atendendo em residência ou locais próximos dos mesmos para praticar exercícios, mas de forma segura com acompanhamento profissional.

Pode atender em academias, em clubes, parques, condomínios, residências, entre outros.

EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA SER UM PERSONAL TRAINER

O profissional que quer atuar na prescrição de atividades físicas deve dominar conhecimentos de áreas distintas e estar devidamente registrado junto ao CREF- Conselho regional de Educação Física de sua região.

Como o personal trainer configura profissão autônoma, é importante atuar como MEI (microempreendedor individual). Visite www.portaldoempreendedor.gov.br  e fique ciente de como proceder.

COMO MONTAR UM TREINO PARA SEU ALUNO

A avaliação e a prescrição de exercício é coisa séria. Para prescrever as atividades físicas é preciso conhecer as condições de saúde e o estado geral do cliente. Os níveis de condicionamento físico inicial, idade, sexo, percentual de gordura, motivação, disponibilidade e objetivos são fatores determinantes para uma prescrição individualizada.

Fique atento a finalidade do treinamento, que pode ser relacionada ao aumento da capacidade aeróbica, redução da gordura corporal, aumento da força muscular, aumento da massa muscular magra, redução do estresse, correção postural, aumento da amplitude articular, redução dos fatores de risco para doenças coronarianas e prevenção de doenças crônicas.

ORIENTAÇÃO AO ALUNO

Oriente o aluno a fazer um check-up

É preciso saber se o corpo está preparado e se existem limitações do organismo. Por isso é importante consultar um médico e realizar um check-up antes de iniciar qualquer programa de atividade física.

Informe sobre a roupa adequada

Conforto é a palavra chave por aqui e roupa pode sim, influenciar no resultado do seu esforço e bem estar durante a prática da atividade física. Oriente seu aluno a usar roupas com tecidos que ajudem a absorver o suor e ao mesmo tempo sejam maleáveis para proporcionar os movimentos propostos.

Alimentação pré e pós treino

Antes dos exercícios, oriente seu aluno a escolher alimentos ricos em carboidratos para fornecer energia ao corpo durante a prática de atividade física. Depois dos exercícios opte por carboidratos combinados com proteínas, vitaminas e minerais que serão importantes para a recuperação do corpo após as atividades.

Hidratação

Fale sobre a importância de beber água. Quando se sente sede é sinal de que o organismo já está precisando de água. Por isso, é importante consumir água antes, durante e após os exercícios.

O QUE É IMPORTANTE PARA MONTAR UM TREINO PARA SEU ALUNO

  • Ter uma anamnese com todo o histórico do cliente;
  • Se possível, recomendar uma avaliação com um médico do esporte;
  • Fazer uma avaliação física estática e dinâmica;
  • É bom bater fotos no início do programa;
  • Prescrever o treinamento segundo o objetivo adaptando a rotina do aluno e sendo flexível a ela;
  • Definir dias e horários dos treinos, como exemplo: qualidade de vida – mínimo 3 dias; hipertrofia – 4 a 6 dias; emagrecimento – 3 a 5 dias;
  • Periodizar o treinamento a curto, médio e longo prazo;
  • Estabelecer os princípios do treinamento desportivo: volume, intensidade, duração, etc. específicos para cada modalidade;
  • Escolha dos exercícios (aeróbicos, resistidos, alongamento), ordem que serão executados, frequência, intervalo entre exercícios, tempo de treino, método utilizado e a ordem das sessões de treinamento (dentro do contexto da periodização).

DICAS FUNDAMENTAIS PARA CONSTRUIR UMA CARREIRA DE SUCESSO

Aprimoramento contínuo

Sempre busque conhecimento, acompanhe as mudanças na sua área e mantenha-se atualizado.

Concorrência

Esteja preparado para lidar com a concorrência.

Negociação

O profissional deve garantir um clima de confiança e sempre propor negócio bom para ambas às partes.

Atendimento ao cliente

Realizar um bom atendimento é o que diferencia um profissional do outro.

Imagem profissional

A imagem do profissional faz a diferença. Não há necessidade de ter o corpo magérrimo ou musculoso, mas deve ter apresentação saudável.

Autenticidade

Seja você mesmo. Nada de criar um personagem ou imitar outros profissionais.

Sinceridade

Mostrar sinceridade sempre. Se não sabe a respeito de algum tema, diga ao seu cliente que vai procurar averiguar. O cliente abandonará seus serviços se perceber que está enrolando.

O que importa é o cliente

Crie treinos, programe, modifique a rotina da aula. Lembre-se de que deve ser sempre em sintonia com os desejos do cliente.

Aprenda com os erros

Os erros acontecerão. Aprenda a lidar com erros e com as mudanças.

Mantenha-se ativo fisicamente

Alunos gostam de se espelhar em seu professor. Estudos sugerem uma correlação muito forte entre condição física e estado de alerta. Portanto, tenha uma rotina de exercícios e mostre ao seu aluno que você também pratica o que ensina.

Comunicação

É importante saber comunicar-se com os clientes, ouvir suas sugestões e suas impressões sobre o local que praticam os exercícios, etc. Um feedback aumenta sua confiança no seu trabalho;

Por que escolher você

Saber os motivos que levaram seus alunos a te escolherem é fundamental para aprimorar os pontos fortes. Isso é uma chave para seu sucesso.

Fidelização

Manter seu aluno fidelizado é um ponto imprescindível para manter seu negócio de ventio em popa. Faça relações públicas, ou seja, telefone no dia do aniversário de seu aluno, envie cartões nas datas festivas, envie copias de reportagem que destacam o tipo de trabalho que você está realizando com ele ou de revistas e jornais que você por ventura for entrevistado. Mantenha-o sempre informado sobre o progresso de seus exercícios. Isso é uma poderosa ferramenta de marketing.

Empatia

Coloque-se na situação do cliente: Como você se sente fazendo a aula que dá para seu aluno? Você faria aula com um professor como você?

Vínculo

Mantenha uma relação de amizade com seu cliente/aluno, crie vínculos. Mas lembre-se: amizade, amizade, negócios a parte. Seja profissional na hora de ser profissional. Seja amigo na hora de ser amigo.

Você é uma empresa que vende serviços de aptidão física. E tem como objetivo conquistar o cliente e satisfazer o desejo dele a fim de mantê-lo fiel a você. Por isso, trate a sua empresa com amor, dedicação e respeito. Cuide-se!

CONCLUSÃO

As pessoas estão mais conscientes e enxergam o exercício, não só como um caminho para a beleza física, mas principalmente, como uma porta para a saúde e longevidade.

Com a crescente conscientização e consequente busca por qualidade de vida, o personal trainer se consolida como um profissional da saúde e, logicamente, é necessário se especializar e buscar alternativas de qualificar seus atendimentos.

REFERÊNCIAS

MONTEIRO, Wallace. Manual para avaliação e prescrição de condicionamento físico. 4ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Sprint, 1998
NOVAES, Jeferson. VIANNA, Jeferson. Personal training e condicionamento físico em academia. Rio de Janeiro: Ed. Shape, 2003.

%d bloggers like this: